domingo, 5 de maio de 2013

Arquivo Público Mineiro


Visitando o Arquivo Público foi possível observar o quanto é importante a cada década guardar documentos e memoriais dos nossos antepassados, resguardando e proporcionando para as gerações futuras conhecimentos sobre culturas passadas.



Criado em Ouro Preto em 1895, o Arquivo Público Mineiro (APM) é a instituição cultural mais antiga de Minas Gerais. Ele é responsável pela gestão do patrimônio arquivístico produzido pelo Poder Executivo de Minas Gerais e dos documentos privados de interesse público e social.

São competências do Arquivo Público Mineiro estabelecer diretrizes para a gestão dos documentos do Poder Executivo; planejar e coordenar o recolhimento, a recepção e a preservação dos documentos produzidos e acumulados pelo Poder Executivo e os documentos privados de interesse público e social, colocando-os à disposição da sociedade; e autorizar a eliminação de documentos produzidos pelos órgãos e entidades do Governo do Estado.
 
SEDE

Datada de 1897, a casa que hoje abriga o Arquivo Público Mineiro integra o conjunto arquitetônico de Belo Horizonte e faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
 
O ACERVO

O acervo do Arquivo Público Mineiro é constituído por documentos produzidos e acumulados por órgãos da Administração Pública de Minas Gerais e por arquivos privados, abrangendo desde o século XVIII até o século XX. Além de manuscritos e impressos, reúne mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes, livros, folhetos e periódicos.

A Biblioteca do Arquivo Público Mineiro, com cerca de 12.000 títulos, destina-se ao atendimento da pesquisa institucional para organização de acervos e suporte à pesquisa de seus usuários.
Fazem parte do acervo publicações técnicas de arquivos e bibliotecas, anais e anuários de órgãos públicos estaduais e federais, mensagens e relatórios do governo mineiro, legislação estadual e federal, biografias, genealogias, bibliografia e um número relevante de livros, periódicos e folhetos sobre a história de Minas Gerais, do Brasil e do Império Português.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário