domingo, 5 de maio de 2013

CIRCUITO CULTURAL




O Circuito Cultural Praça da Liberdade foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural, com opções interativas e abertas ao público em uma área de enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico de Belo Horizonte. A oportunidade surgiu com a transferência da sede do Governo de Minas Gerais para a Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde.

Inaugurado em 2010 o complexo reúne os oito prédios antigos onde funcionava as secretarias do Governo, que foram adaptados e passaram a abrigar museus e espaços culturais, que atualmente é consagrado um dos mais importantes e o maior complexo cultural do País.

Criado através da parceria público-privada , os oito espaços culturais e museus em funcionamento são: O Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade, além das atividades do Inhotim Escola, que ocorrem paralelas às obras de sua sede.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é co-gerido pelo Instituto Sérgio Magnani desde junho de 2012, por meio de parceria firmada com o Governo de Minas Gerais, e alguns dos museus/espaços são administrados por empresas privadas, que realizam investimentos na recuperação do patrimônio e na manutenção dos prédios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário