domingo, 5 de maio de 2013

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

A biblioteca pública é um ponto de referencia para muitos estudantes da Capital, possuindo um grande acervo de livros variados, sendo uma grande fonte de aprendizado e informação.
 
 


Projetada por Oscar Niemeyer e criada pelo então Governador Juscelino Kubitschek em 1954, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. É considerada biblioteca modelo pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais, sendo referência para as bibliotecas dos 853 municípios mineiros.

Com cerca de 260 mil títulos disponíveis para consulta, entre livros, revistas e jornais correntes e históricos, recebe diariamente 1.500 pessoas, entre crianças, jovens, adultos, estudiosos de várias áreas e portadores de deficiência visual.

Seu vasto acervo reúne obras de escritores brasileiros e estrangeiros, coleção de autores mineiros de todas as épocas, obras raras e especiais de reconhecida importância, livros sobre artes, coleção infanto-juvenil e acervo em Braille. Conta ainda com um amplo arquivo de jornais históricos digitalizados, salas de estudo e de pesquisa via internet, teatro (com capacidade para 220 pessoas e suporte tecnológico), sala de cursos e galerias de arte.

A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa também desenvolve programas e ações sociais de mediação e incentivo ao livro e à leitura através de atividades como “Aula na Biblioteca”, “Em Destaque”, “Hora do Conto e da Leitura”, além de cursos, palestras, oficinas, visitas guiadas, exposições temáticas e literárias e serviços de extensão bibliotecária como o Carro-Biblioteca e o Caixa-Estante.

Fonte: http://www.cultura.mg.gov.br/component/content/article/207-biblioteca/445-biblioteca-publica-estadual-luiz-de-bessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário